As Paralimpíadas são um verdadeiro espetáculo de força e coragem, provando que as pessoas com deficiência têm a capacidade de alcançar grandes conquistas e superar expectativas. Em São José dos Campos, estamos muito bem representados com nossos 14 atletas.
No atletismo, Lorena Silva Spoladore e seu guia, Renato Ben Hur Costa Oliveira, ganharam medalha de bronze nos 100 metros rasos T11, Rayane Soares da Silva conquistou a prata nos 100 metros rasos T13. Mateus Evangelista Cardoso também conquistou o bronze no salto em distância T37 e ainda tivemos o orgulho de conquistar uma medalha de ouro com Ricardo Mendonça nos 100 metros rasos.
Mas você sabia que as Paralimpíadas não incluem todas as deficiências? Por exemplo, as pessoas surdas não participam das Paralimpíadas porque elas têm suas próprias competições, chamadas Surdolimpíadas. E olha só: São José dos Campos foi a cidade-sede das Surdolimpíadas em 2021, mostrando que somos um exemplo quando o assunto é inclusão.
Além disso, nossa cidade tem diversas ações para apoiar a comunidade surda, como a Central de Libras, que oferece serviços gratuitos em todos os equipamentos públicos.






