Enquanto o país enfrenta uma grave crise ambiental, São José se destaca como um exemplo de compromisso com a preservação. A cidade está focada em proteger o meio ambiente através da criação de áreas de conservação para suas florestas urbanas e o Cerrado, além de implementar diversas iniciativas verdes.
São José dos Campos é uma das três cidades mais arborizadas do Brasil, ao lado de Brasília e Maringá, segundo o programa Cidades Árvores do Mundo, promovido pela Fundação Arbor Day e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Durante esta gestão, foram plantadas 187 mil árvores, reforçando o compromisso do prefeito Anderson com a preservação ambiental e a expansão das áreas verdes.
Após assumir a prefeitura, o prefeito Anderson também acelerou o processo de cadastramento das árvores. Atualmente, mais de 70% das árvores da cidade possuem informações detalhadas sobre suas espécies, acessíveis por meio de QR Codes afixados em cada uma delas.
Durante sua gestão foi criado o Parque Municipal do Cerrado, na região sul da cidade, para proteger a fauna e a flora do Cerrado e conservar as fontes de água.
Agora, São José dos Campos tem unidades de conservação que cobrem os principais biomas da cidade:
- Parque Municipal Augusto Ruschi, para a Mata Atlântica.
- Parque do Banhado, para a Várzea do rio Paraíba do Sul.
- Parque Municipal do Cerrado, para o Cerrado.
Estamos em dois biomas importantes: a Mata Atlântica e o Cerrado, ambos ameaçados pela expansão urbana. Ao proteger esses biomas, estamos preservando a natureza da nossa cidade e ajudando a criar um futuro mais sustentável para todos.
O prefeito Anderson está comprometido em continuar aprimorando a saúde ambiental da cidade com novas propostas e iniciativas.