As bicicletas estão cada vez mais presentes no cotidiano da população de São José dos Campos. A expansão de ciclovias por toda a cidade é prioridade na administração do prefeito Anderson, oferecendo mais mobilidade e segurança para ciclistas e trabalhadores. Atualmente, São José tem 184 km de ciclovias e ciclofaixas.
Mais de 31 km de ciclovias estão em construção em todas as regiões. Outros 21 km já foram contratados e mais 42 km estão projetados. No total, são 278 km previstos para os próximos anos. O avanço é significativo. Só para se ter uma ideia, em 2016, São José contava com apenas 79 km.
Não à toa, o município recebeu o título de Cidade Amiga da Bicicleta, concedido pela Associação Brasileira de Ciclistas, em junho deste ano. Dentre as 644 cidades paulistas (desconsiderando a capital), São José tem o maior sistema de ciclovias do Estado.
No ranking das capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2024, feito pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), o município está à frente de Belém (PA), com 150 km, Curitiba (PR), com 146 km, Florianópolis (SC), com 142 km, Recife (PE), com 128 km, e Belo Horizonte (MG), com 114 km.
“Entre as propostas para o meu plano de governo está a construção das ciclovias do Anel Viário, Via Jaguari e outra na região leste, além das conclusões da ciclotrilha do Urbanova e as ciclovias da Ponte Minas Gerais e do São Judas Tadeu-Centro-DCTA”, afirma o prefeito Anderson.
Ele também vai fomentar o Programa Bike Box, de cabines compartilhadas para manutenção e lavagens de bicicletas, instalar mais Bike Points e paraciclos em todas as regiões. “Vamos modernizar o sistema cicloviário e melhorar a iluminação nas ciclovias, onde for necessário”, concluiu.
Para conhecer outras propostas para a mobilidade e inovação acesse o Plano de Gestão.